quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Alice e o besouro: Uma parábola sobre Mitomania


Ele acordou tarde naquele dia. Olhou em volta, o quarto imundo como sempre, parecia ter um cheiro particularmente ruim naquele dia. Era por volta das dez da manhã, mas isso não o preocupava, pois chegara do trabalho as seis da manhã como era de costume.
Tinha fechado o bar á pedido do gerente que disse que ia visitar a mãe doente.Ele ficou imaginando a gorda mãe do gerente deitada na cama doente e reclamando, mesmo que o gerente nunca tivesse dito se ela reclamava ou não da sua situação.Não falava com o gerente.Não falava com a faxineira.Não falava com ninguém.Só o cara que entregava cerveja, às vezes contava uma piada, e ele tinha que admitir que a maioria era engraçada.Fora isso não falava com ninguém.O cliente chegava, pedia a bebida, sentava no banquinho, bebia e normalmente ia embora.Deixava o dinheiro sobre o balcão.Ele pegava o dinheiro,tirava o troco do caixa, e “se dava” uma caixinha.Era um trabalho simples.Talvez até “divertido” ou tão divertido quanto o trabalho pode ser.Não na verdade não.Não era divertido, mas se conhecia gente bem interessante,na verdade, estranha.
Estranho era o mínimo para descrever os tipos que freqüentavam aquele bar.Desde velhinhos bêbados á garotos com pretensões musicais variadas passando por prostitutas, travestis e outras “criaturas da noite” urbanas que pareciam se acercar do bar como mariposas se acercam de qualquer luz numa tórrida noite de verão.
Mas naquela noite, naquela noite em particular, naquela quarta feira, o bar foi visitado por um cliente novo.Tinha cerca de um metro de altura usava um chapéu preto de feltro na cabeça, uma camisa preta como a calça e uma gravata vermelha.Não usava sapatos, e se tratava de um besouro de casca marrom e brilhosa que parecia ter sido recentemente encerada com algum tipo de lustra móveis.Ele tirou o chapéu da cabeça, e com uma voz esquisita que na verdade lembrava um pouco a voz de Joe Pesci, disse:
-Hey Barman!Um Mojito!-Disse aquilo de uma maneira meio estranha,e puxou o dinheiro do bolso da calça.
-Aqui está amigo.Quer um canudo?-Falou com voz mole o barman ao perceber que o cascudo cliente não possuía dedos(Afinal tratava-se de um besouro!)
-Obrigado, mas eu prefiro um prato.
Pedido atendido, o inseto começou a beber o drink do fundo do prato de uma maneira bastante peculiar que talvez pudesse até enjoar estômagos mais fracos.Mas o barman já havia visto coisas tão estranhas naquele período em que exercia sua nobre função, que uma á mais fazia pouca diferença.

-Por favor amigo- Disse o cliente- Poderia me informar às horas?
-Claro, são 23:00.
-Obrigado.Droga,ela está atrasada-Disse o inseto lambendo as ultimas gotas no prato.
Uma meia hora e uns três Mojitos depois, uma mocinha de uns vinte e poucos anos entrou pela porta do bar.Era bonita, mas não chamava muita atenção, devia ter 1,60 de altura magra, cabelo comprido,mas com aparência suja, calça jeans, tênis e uma camiseta do Led Zeppelin por baixo da jaqueta de couro muitíssimo surrada.
-Finalmente!-Bradou o coleóptero- Estou esperando á horas!O que aconteceu?
-Estava presa no transito-Disse ela- Barman,uma cerveja.
-Como você me deixa esperando aqui desse jeito?
-Eu?Agora você vem me acusar?Você que mente compulsivamente para mim desde que nos conhecemos!Acho que isso é uma doença em você!
-Mas Alice, eu já disse que não sou mitômano!
-Claro! Você sempre diz isso, sempre a mesma coisa, o seu caso é mesmo patológico, sabe de uma coisa?Eu desisto de você. É sempre a mesma coisa você mente, e quando te acusam disso ou de qualquer coisa você tem a mesma desculpa sempre:’Eu sou um besouro’.Chega!
-Mas o que eu posso fazer, eu sou um besouro!
-Tente ter uma atitude mais positiva sobre a vida!
Dito isso, Alice pagou sua cerveja e saiu do bar pisando duro.O besouro,que agora parecia meio chateado,apesar disso ser difícil de constatar,uma vez que besouros não são lá muito expressivos,segurou como pôde o prato com seu Mojito,e o virou através das pinças boca á dentro.Depois disso perguntou:

-Quanto custa?
-7,99
-Que roubo!Humpf -Bufou- E ainda me chamam de “mitômano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário