quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Estive pensando sobre isso esses dias e cheguei a algumas conclusões meio estranhas. Pode ser que alguém não goste do que estou escrevendo, mas tudo bem, não se pode agradar a gregos e troianos, vá lá, mas estou escrevendo isso porque sinceramente me senti um pouco incomodado por ter chegado a essas conclusões.
Sempre gostei de histórias em quadrinhos, desde garotinho 'em tenra idade' (tenra idade coisa horrível, pra mim tenro é peru de natal, mas tudo bem) mesmo quando não sabia ler, meus pais me compravam histórias em quadrinhos. Acho que já li um pouco de tudo, e dificilmente encontro algo de que não goste, com exceção de coisas tipo Spawn e outros que não queri citar agora.
Muito bem, dia desses estava pensando sobre isso, e comecei a pensar acerca da Turma da Mônica, não essa modernosa estilo japa e coisa e tal (tem gente que gosta, eu não, mas não discuto, gosto é igual traseiro, cada um tem o seu particular) mas a 'crássica' aquela que todo mundo conhece e ama (ou não, eu mesmo gosto mais do Horácio, esse sim um personagem legal) e cheguei a umas conclusões meio esquisitas...
Vamos aos fatos, dia desses li uma crítica em algum lugar onde alguém dizia algo tipo 'A Mônica é uma imitação da Luluzinha'...me pus a pensar e acabei concordando em parte com o fulano que escreveu isso, e conclui uma ou duas coisas...
Sabe a Magali? Amiga da Mônica? Então, come come come e não engorda...tá sempre com fome...me lembrou também outro personagem...Alguém lembra do Salsicha (Shaggy) da Turma do Scooby Doo?? Comia comia e não engordava?? Mesmo processo né??
Norville 'Shaggy' Rogers, ou Shaggy, ou Salsicha em terras Tupinambás, foi criado em 1969 como personagem do desenho da Hanna Barbera Scooby Doo. Ele come tudo o que encontra e continua magrelo.
Magali (Só Magali, cacei mas não achei o sobrenome dela) aparentemente foi criada em 1963 junto com a Mônica, pelo menos essa é a informação que eu achei...agora pergunto, quem imitou quem?? Muita gente vai dizer 'Ah mas americano imitar brasileiro?? Sem jeito!!' Sem jeito?? Humm sei não...mas vamos a mais fatos acerca da Turma da Mônica (ou 'Mocôna' como diz meu sobrinho ;) )
Nossa amiga Mônica, com seu vestidinho vermelho, realmente lembra bastante a Luluzinha,ou Little Lulu...Mais uma breve pesquisa na internet, o que seria de nos sem ela né? E achei um fato interessantíssimo...Luluzinha, ou Little Lulu, foi criada em 1935 por uma senhorita chamada Marjorie Henderson Buell para a edição de 23 de fevereiro daquele mesmo ano da revista americana 'The Saturday Evening Post'. Quase três décadas separam as duas personagens...e Luluzinha é beem mais velha...
Continuando...Cascão né?? O gurí que não toma banho e tal...sempre sujo...Criado em 1961, boa idéia né? O menino que não toma banho, todo menino passa por essa fase, para alguns dura até os trinta anos...Mauricio diz que se baseou num garoto que conheceu em Mogi das cruzes quando criança...Seria esse garoto o Pig Pen??
Pig Pen, também conhecido no Brasil como Chiqueirinho da Turma do Snoopy, ou do Charlie Brown, Minduin, ou do desenho do Snoopy, como queira, foi criado por Charles Monroe Schulz e sua primeira aparição se deu nas tiras dos Peanuts no dia 13 de Julho de 1954. Chiqueirinho, creio eu, é mais sujo que o Cascão, afinal o cascão no máximo a gente vê umas manchinhas na cara, já no nosso amigo Pig Pen, vemos uma nuvem de sujeira que anda junto dele, verdadeiro porco, convenhamos...
Chegamos aqui a outro personagem de Mr. De Souza...o Cebolinha...O garoto que fala 'elado' e aprendeu culinária com Platão. Cebolinha ou Jimmy Five para os yankees, o filho do Sr Cebola, foi criado em 1960 para a sua própria tira de jornal, novamente segundo Maurício, Cebolinha foi inspirado num outro garoto que ele conheceu quando crescia em Mogi das Cruzes...
Temos aqui uma aparente inversão...aparentemente, o cartunista Argentino Quino. Criador da Mafalda, um dos quadrinhos mais inteligentes e bem sacados de todos os tempos, criou um personagem chamado Guille, ou Guillermo, o irmãozinho de Mafalda que também fala errado, porém seus erros de pronuncia são condizentes com o idioma espanhol (procure as tiras de Mafalda no original em espanhol e você vai entender) o que o faz não trocar o 'R' pelo 'L' como o criador de planos infalíveis para roubar o coelho de Mônica.
Teria Quino plagiado Maurício?? Teria Maurício plagiado todo esse povo e personagens supracitados?? Seria tudo plágio?? Seriam os deuses astronautas?? Não sei...não tenho certeza, mas que tudo isso é beeem esquisito quando se pensa direito, isso é, pelo menos para mim...
Poderíamos dizer, em defesa do Sr. de Souza, que como diria Chacrinha, nada se cria, tudo se copia...poderíamos dizer também que a falta de informação na época no Brasil seria um problema e ele não teria tomado conhecimento de tais personagens...ou poderíamos ataca-lo acusando-o de plágio e cópia...
Por outro lado, parece um pouco moda no Brasil atacar Maurício, muita gente o faz, ainda mais depois da Turma da Mônica Jovem...
Plágio, inspiração, cópia, homenagem...Muita gente critica aquele americano o tal Rob Liefield por essas coisas...seus personagens são muuuito parecidos com personagens da Marvel e da DC Comics...Posso estar sendo injusto ou não, pode ser que ninguém leia isso...mas me pareceu um tanto estranho tudo isso...enfim, disse o que queria...quem sabe eu volte à isso ou não...não era meu intuito original, mas não resisti à oportunidade de expor esse pensamento tão pouco pertinente.

Um comentário:

  1. Ameeeeeeeei amor, sério...tá excelente. As compareções foram ótimas e siiiim, eu adoooooooooooro a turma da Mônica =P hahahhahahahha


    PS: você lembrou da Mocôna ahahahahahha

    ResponderExcluir